O novo secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Michel Magul, escolheu a data de celabração da independência do Líbano para ser empossado e conseguiu a presença da embaixadora do Líbano no Brasil, Carla Jazzar, do cônsul honorário do Líbano em Goiânia, Hanna Mtanios Jr, além de vários outros representantes de famílias libanesas e sírias. A solenidade teve bandeira e hino libaneses e Pai Nosso celebrado em árabe pelo pai do empossando, padre Rafael Magul, da Igreja Católica Ortodoxa São Nicolau. Muitas vozes o acompanharam na oração.
A representatividade libanesa em Goiânia tem importância social tão relevante que nesta noite, 22/11, a Federação da Indústria de Goiás (Fieg) terá iluminação especial em sua sede, com as cores da bandeira do Líbano, atendento a pedido do Consulado de Goiânia. O dia da independência é a data mais importante do calendário libanês. “Muito obrigada por escolher essa data tão especial para todos nós”, disse a embaixadora em português, com forte sotaque. Michel Magul é filho de mãe libanesa e pai sírio, mas, para além de enaltecer suas raízes, renovou seu compromisso com os goianienses e com a gestão de Rogério Cruz reiteradas vezes em seu discurso. O prefeito demonstrou satisfação com a solenidade multicultural: ao tomar a palavra, cumprimentou os presentes com um sonoro “salamaleico”.
O novo titular da pasta ressaltou a importância da atenção e do diálogo com o Legislativo para cumprir o plano de Governo do prefeito Rogério Cruz sem esquecer o histórico da cidade. Magul deixou claro seu objetivo de servir ao Paço Municipal com harmonia e pretende seguir a sua grande meta, que é desburocratizar e inovar junto com o setor produtivo e em conjunto com todas as pastas da cidade.
Durante seu discurso, o secretário fez questão de destacar o histórico e sua ascendência, que é libanesa. Ele ressaltou a importância do Dia Nacional do Líbano para a colônia no Brasil e do símbolo da sua posse nesta data tão importante para a cultura árabe.
A fala do novo secretário foi enaltecida pela embaixadora Carla Jazzar, que valorizou a nomeação de Magul na secretaria municipal. “É um dia muito especial para toda a nossa cultura libanesa, muito obrigado por escolher esta data para a sua nomeação, e pela homenagem”, disse a embaixadora em agradecimento ao prefeito Rogério Cruz.
Rogério Cruz também destacou a representatividade que a comunidade libanesa tem para o trabalho e para o comércio. “A comunidade libanesa é muito importante, empenha-se no comércio. É uma alegria termos um descendente libanês na nossa gestão e que nos fará trabalhar mais”, comentou o prefeito.
Smart City
O desafio, de acordo com o secretário, será tornar Goiânia Smart City, com capacidade de identificar os problemas da cidade e de resolvê-los, e aproximar a Sedec da população e de todo município, “como um organismo vivo”. O intuito é desburocratizar a máquina pública, com a garantia de transparência e eficiência, para servir ao setor produtivo e atender a população com as reformas que forem necessárias, como é o Plano Diretor.
“Vou honrar todos os meus compromissos com muita eficiência. Pode ter certeza de que terá o melhor de nós para servir a capital com humanismo, diálogo e ouvindo a população para cuidar das pessoas”, discursou.
O prefeito de Goiânia fez questão de ressaltar o trabalho de Magul tem muito futuro, “o Mister Magul”, que é muito promissor, é importante para a nossa Gestão.
“Temos uma gestão responsável e que busca trazer aqueles que sabem pensar e fazem o que é de melhor, como é o caso dos nossos secretários jovens que estão prestando serviços para a cidade de Goiânia, e que fazem uma gestão brilhante, uma gestão compartilhada com o setor produtivo, com os vereadores e com a população”, ressaltou o prefeito.
Histórico na política
O emedebista é terceiro suplente de vereador pela chapa do MDB em Goiânia, assumiu a cadeira no lugar do vereador Paulo Henrique da Farmácia (PTC), que foi exonerado no último dia 15. Desde então, Magul está na pasta, a convite do Paço Municipal.
Antes de assumir a Sedec, o emedebista já ocupou interinamente os cargos de secretário Executivo da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplahn) e de secretário executivo da Secretaria de Governo (Segov).
O novo titular é advogado e tem pós-graduação em Relações Internacionais pela PUC Goiás, onde também foi coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) por dois mandatos e dividia suas atividades acadêmicas com a atuação no movimento estudantil.
O emedebista também foi presidente da Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB Goiás), e ocupou diversos cargos na prefeitura de Goiânia e no Governo do Estado.
Além dos representantes libaneses, também participaram da posse o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), o presidente eleito da OAB Goiás, Rafael Lara, o secretário de Indústria e Comércio (SIC), Joel Sant’anna Braga, o secretário de Governo (Segov), Arthur Bernardes (Republicanos), o presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Marcelo Baiocchi, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg), Rubens Fileti, o vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Pastor Isaias Ribeiro (Republicanos), e do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Henrique Arantes (MDB), do ex-secretário titular Paulo da Farmácia, e demais lideranças municipais.